sexta-feira, 14 de maio de 2010

Abódora Assada


Depois de todo esse tempo sem postar receitas, está na hora de far uma turbinada nisso aqui. Eu estou 'queimando as pestanas' num curso que estou fazendo e correndo contra o tempo pra dar conta do recado. Enfim, estou aqui novamente.

Essa receita é uma delícia e super fácil de fazer. Peguei no site da Nigella, que é um dos meus ídolos da culinária. A foto também é de lá. Se você está sem idéias pro jantar, aqui vai uma boa pedida:



Abóbora Assada

Separe:
- 2kg de abóbora;
- 3 col de sopa (aproximadamente 45ml) de azeite de oliva;
- 6 galhinhos de tomilho fresco (ou 1/2 colher de chá de tomilho desidratado);
- 100g de nozes;
- 125g de quejio Roquefort ou Blue Cheese;
- Sal à gosto;
- Pimenta do Reino à gosto.

Preparando:
1- Preaqueça o forno a 220°C;
2- Corte a abóbora do meio. Remova as sementes. Deixe a casca. Depois corte em cubos de aproximadamente 2,5cm. Não é necessário ser preciso, apenas corte mais ou menos do mesmo tamanho;
3- Coloque os pedaços numa assadeira untada com óleo. Tire as folhas de 4 galhos de tomilho e tempere. Asse por 30 ou 40 minutos, ou até ficar macio;
4- Na tigela que você vai servir, coloque a abóbora e tempere com o restante do tomilho, as nozes, os pedaços do queijo, o sal e a pimenta. Misture suavemente e está pronto.


OBS:
1- A receita original fala da abóbora butternut squash. Eu não sei o nome dela aí no Brasil, mas ela é esta aqui.

2- A receita também fala de pecans, que é um tipo um pouco diferente de nozes. Eu nunca vi essas nozes no Brasil, mas eu já fiz a receita com as nozes tradicionais e também ficou bom.

3- Experimente também com outros tipos de queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário