segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Baba-de-moça

Como eu disse no outro post, eu coloquei a baba-de-moça no cheesecake, mas ela é super versátil e pode ser usada em muitas e muitas receitas.

Separe:

- 3 xícaras de açúcar;

- 2 xícaras de água;

- 1 vidrinho de leite de coco (do menor, eu esqueci a medida, mas se eu não me engano, são 250ml);

- 4 gemas.


Preparando:

1- Peneire as gemas e reserve;

2- Ferva a água e o açúcar até o ponto de fio forte – mais abaixo eu explico o que é ponto de fio;

3- Acrescente o leite de coco, desligue o fogo e espere a calda esfriar.

4- Depois de fria, incorpore as gemas e leve novamente ao fogo para a calda engrossar (muito cuidado nesse momento. Assim que a calda ganhar consistência semelhante a um mingau, ela está pronta).


O ponto de fio:


O ponto de fio é na verdade um dos vários pontos que se pode atingir com calda de açúcar, dependendo da receita e do objetivo.

O ponto de fio pode ser leve ou forte. O ponto desejado para esta receita de baba-de-moça é o forte, que é quando a calda escorre da colher ou do garfo em fios grossos que custam a cair.

Mais informações aqui. Este site da também outra medida para a calda (uma parte de água para duas partes de açúcar), mas eu nunca tentei. E a foto está mais ou menos como ela deve ficar.


Beijos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário