quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Fondue de Queijo

Bom, primeiro... FELIZ ANO NOVO!!!

A correria de final de ano me fez me ausentar um pouco... além disso eu tive pequenos problemas de percurso para resolver, como o layout do blog. A propósito, muito obrigada, Niko e Camilinha, que me ajudaram com tudo.

Então, começarei com uma receita ótima de Fondue de Queijo que eu queria postar há muito tempo. Os próximos posts vão ser de sobremesas ótimas que experimentei no Natal, mas que podem ser feitas em qualquer época.

Esse Fondue é do Mark - meu host dad. Ele também gosta de cozinhar. Thank you Mark!! =D

Fondue de Queijo


Separe:

- 300g de queijo emental ralado;

- 150g de quejo gruyere;

- ¾ de xícara de chá de vinho branco seco;

- 1 colher de sopa de suco de limão;

- 1 dente de alho;

- Noz moscada a gosto;

- Pimenta do reino a gosto;

- Baguete ou pão italiano cortado em cubos;

- Kirschwasser (aguardente de cereja Suíça, opcional).


Preparando:


1 - Corte o alho ao meio. Passe uma metade do alho na panela de fondue como se estivesse untando. Pique a outra metade.

2 - Aqueça o vinho, suco de limão e alho picados na panela de fondue até ferver.

3 - Reduza o fogo e misture o queijo até derreter e a consistência ficar uniforme.

4 - Tempere a gosto com noz moscada e pimenta do reino.

5 - Se necessário, engrosse o fonfue com um pouco de amido de milho (água, 1 colher chá de amido de milho + 1 colher chá frio misturados, antes da adição de fondue).

6 - Sirva com pão e Kirschwasser.


Serve de 2 a 3 pessoas. A regra básica do polegar para fondue de queijo é de 100ml de vinho e 200g de queijo por pessoa. Por isso, a receita do Mark não tem vinho o bastante (177ml de vinho para 454g de queijo) e se aproxima mais de 2 ou 3 porções, mas pode render mais se você usar a regra.


Opcional: substitua uma pequena parte do vinho branco por Kirschwasser (mas não muito - um pouco é suficiente).


Variações:

>>Substitua o vinho por cerveja

>>Use temperos diferentes

>>Sirva com maçã, pêra ou batata

>>Tente com diferentes tipos de queijo

>>Tente com sabores diferentes de licor


Aproveite esta receita e faça um Fondue de Cogumelos:


Coloque 5 cogumelos secos ( Morel ou Porcini) em aproximadamente 1xícara água quente para hidratar. Substitua os cogumelos e a água por parte do vinho branco. Pique-os e acrescente à panela de fondue junto com o vinho e os queijos. Combina especialmente bem com batata.


Enjoy!

7 comentários:

  1. Nada Abestalhada, foi um prazer ajudar (ainda mais pq no futuro eu vou cobrar por isso, huahauahauahua)!!! Bjao!

    ResponderExcluir
  2. Que linda!

    Encontrei mais uma fonte de receitas. NHAM!

    Adorei.
    Saudades, viu. Desculpa a ausência lá no msn, mas é que tá difícil administrar meu tempo.
    Espero que esteja bem.

    Beijos
    Jéssica :)

    ResponderExcluir
  3. ah, tô te seguindo no twitter :)

    /beijosmeliga

    *____*

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh, Niko... então está explicado pq vc me ajudou...huahauahuahauaau!!!! :-P

    ResponderExcluir
  5. Jeu!!!!!

    Que ótimo te ver por aqui!! Seja bem vinda!!!

    Eu imagino como as coisas devem ta sendo corridas p vc... preocupa nao..

    Te vi no twitter!!! =D

    Saudadona.. beijão!!

    ResponderExcluir
  6. Adja,
    Voce não poderia ter criado um espaço mais gostoso do que esse!!!
    Te amo minha filha,
    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito de esquentar minha barriga no fogão, mas pra quem precisa ganhar pontos com a namorada... É ponto garantido! Eu recomendo!

    ResponderExcluir